better visualized in Mozilla Fire Fox | melhor visualizado no Mozilla Fire Fox

19 December 2007

Design x Competitividade

Estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial (The Global Competitiveness Report, 2006) comprova a correlação entre o potencial de competitividade de um país e o uso eficiente do design, através da comparação entre desenvolvimento econômico e investimentos nesta área.

O estudo revelou a “alta correlação entre o uso do design e competitividade”. A figura abaixo mostra os países classificados, entre eles o Brasil, no 25o lugar. Segundo esse estudo, o ranking é liderado pela Finlândia, Estados Unidos e Alemanha (1o, 2o e 3o lugares, respectivamente).

Quando do lançamento da Equation Bookshelf, pude acompanhar um pouco dessa realidade através do monitoramento dos acessos ao nosso site. Apesar de lançado inicialmente num site Alemão, espalhou-se rapidamente por países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a repercussão através de acessos foi relativamente baixa, se levados em conta a população do país x números de acessos (mensurados entre os dias 17 a 23 de novembro 07). Podem até ser levados em conta alguns atenuantes quanto ao idioma inglês predominante nesse tipo de divulgação, mas seria contraproducente negar a necessidade de capacitação dos interessados. Abaixo a quantidades de acessos em alguns países, no mesmo período.


Se comparados os acessos ao site pelo número de habitantes absolutos e o ranking divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, teríamos uma confirmação da relação entre design (neste caso através do interesse por produtos divulgados em sites especializados) e competitividade econômica dos países. Os Estados Unidos estaria na liderança deste ranking e países como França e Espanha estaria muito bem colocados. Curiosamente o Brasil teve o mesmo número de acessos da Itália, mas lá, diferente do que ocorre aqui, tal interesse transpõem os limites da rede. Equation foi publicada em algumas revistas, como em `La Repubblica delle Donne´, pág. 46.

Fica aqui o desejo de que o Brasil possa, nos próximos anos, reverter esse quadro, melhorando sua posição nessa importante relação `design x competitividade´!




_________________________________________________________ visitor maps of Estudio Breder : who is connected right now | mapa de visitantes, mostra quem está conectado ao nosso blog agora... de veras interessante!