este tema é controverso... ainda mais quando se torna um 'hit' de marketing. Muitas empresas têm se aproveitado desta grande onda do 'ecologicamente correto' para incrementar suas vendas, seja pela maquiagem de processos ou de produtos. Agora está na moda ser 'amigo da natureza' mesmo que seja apenas no rótulo da embalagem.
Alguns outros têm se valido de algumas distorções... fala-se muito sobre do materiais termoplásticos como grandes vilões, atribuindo-lhes todo o mal que assola o planeta. Mas é preciso delimitar as fronteiras entre o bem e o mal quanto à esse e outros materiais. Na realidade o grande-mal está na utilização que se faz do produto... utilizar um copo de água por meros 15 segundos e descartá-lo, isso sim é uma atitude censurável! Eco-LÓGICO seria não necessitar de um copo descartável para beber água... (um bebedouro público pode ser, nesse contexto, um produto ecologicamente correto!).
Recentemente tomei contato com um excelente material sobre o assunto. Uma abordagem muito bem elaborada e sem os 'pré-conceitos' que têm dominado o assunto.
Alguns outros têm se valido de algumas distorções... fala-se muito sobre do materiais termoplásticos como grandes vilões, atribuindo-lhes todo o mal que assola o planeta. Mas é preciso delimitar as fronteiras entre o bem e o mal quanto à esse e outros materiais. Na realidade o grande-mal está na utilização que se faz do produto... utilizar um copo de água por meros 15 segundos e descartá-lo, isso sim é uma atitude censurável! Eco-LÓGICO seria não necessitar de um copo descartável para beber água... (um bebedouro público pode ser, nesse contexto, um produto ecologicamente correto!).
Recentemente tomei contato com um excelente material sobre o assunto. Uma abordagem muito bem elaborada e sem os 'pré-conceitos' que têm dominado o assunto.
"Design is the Problem", clique para download.