better visualized in Mozilla Fire Fox | melhor visualizado no Mozilla Fire Fox

29 June 2010

Últimas notícias

METODOLOGIA:

Um ano se passou desde o ultimo post, quantas novidades! Para que acompanha o nosso blog, um sem número de novas demandas surgiram... o tema design e empreendedorismo continua quente, nos próximos mêses farei algumas palestras a respeito: Universidade Palermo em Buenos Aires (Congresso de Ensino em Design e Encontro de Design_ 26 a 31 de julho, 2010), Feira do Empreendedor do SEBRAE (31 de ago a 5 de set, 2010), RDESIGN (9 a 12 de out), 2010... há também o prêmio de ensino empreendedor do Endeavor-Sebrae (inscrição feita)!

Para aqueles que se interessam pelo tema metodologia, os resultados dos estudos dos ultimos anos podem ser acompanhados pelo EMPREENDESIGN (twitter), com os resultados recentes dos alunos que participaram da 1a Mostra de Talentos Empreendesign. Os trabalhos dos alunos podem ser vistos em ótimos sites de design do mundo (Chairnificine, Skull Bag, Hanger Modification... procura pelo google... todo saíram da aplicação dessa metodologia em sala de aula). A culminação de tudo isso foi minha saida da Universidade FUMEC (Pode?). Ah! Houve também uma entrevista para a revista Sopa Magazine.

Resultados dos trabalhos realizados pelos alunos no 2o semestre de 2009, culminando na "1a Mostra de Talentos Emprendesign":

www.empreendesign.com.br
www.youtube.com/user/empreendesign
www.flickr.com/photos/empreendesign
www.coroflot.com/empreendesign
http://twitter.com/empreendesign

Resultados dos alunos no 1o semestre 2009:
<http://www.estudiobreder.com/empreendedorismo-design_2a-edicao.pdf>

Resultados dos alunos no 2o semestre 2008:
<http://www.estudiobreder.com/observar_criar_realizar.pdf>

Site de e-commerce criado para expor produtos de jovens designers (1a etapa implementada):
www.bazardesign.com

Artigo pontuando algo sobre o desenvolvimento metodológico, aprovado para o Encontro de Design e para o Congresso de Ensino em Design da Universidade de Palermo (Buenos Aires): http://www.palermo.edu/dyc/1024/congreso-latino/pdf/Breder.pdf

Artigo "O mundo mudou e nem vimos..." da revista AGITPROP :http://www.agitprop.vitruvius.com.br/ensaios_det.php?codeps=NjM=

Artigo "Metodologia empreendedora para um designer globalizado: Empreendesign" (julho, 2010)


DESIGN:

No quesito design, mais uma premiação! Dessa vez uma menção honrosa na 2a versão do Prêmio Centro Minas Design, um repeteco da primeira edição. Agora o premiação foi com o conceito METRO, um estilo de marca para o jovem cosmopolita (nov, 2009). Ainda continuamos recebendo vários interessados na estante EQUATION, que ainda está na fase de protótipos... talvez o perfeccionismo seja um dos defeitos, afinal de contas o incrível é inimigo do ótimo... mas uma nova etapa está em andamento, não fique triste se está aguardando esse lançamento para priorizar seus momentos importantes. Vale mencionar que a procura para publicação também continua, agora iremos ilustrar um livro de uma editora inglesa.

Outro assunto que continua na pauta são os interessados em fazer estágio no ESTUDIO BREDER, recentemente alguns emails da Italia e da Espanha, acho que é um misto de interesse por Equation, Dominó Pen Drive, emocional design, samba e futebol (afinal de contas o Brasil é agora a "bola da vez").

Houve também um projeto selecionado para o concurso "La nueva silla latina", promovido pela Universidade Palermo de Buenos Aires... e muitas ideias que estão na gaveta experando o momento oportuno para virem a tona.

PROFISSÃO:

Mas guinada mesmo ocorreu no campo profissional, o escritório "EB-unpluged" foi suspenso para a participação de outro projeto mais ousado, fui convidado a fazer parte de um grupo de empresas que busca a expansão para o mercado internacional. Estou atuando como gestor na transição de uma empresa de design no pontos de venda (PDV DESIGN), para o mercado dos grandes escritórios de design... agora já temos um novo nome: NONO Brands. Ainda como PDV Design, nosso primeiro desafio nacional foi na seleção de empresas a participarem do concorrência de marca para as olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016. Dos 139 escritórios inscritos ficamos entre os 24 escritórios capazes de levar adiante essa tocha. Estamos também na ABEDESIGN, muitas perspectivas para o futuro do tema design e negócios... (Fazem poucos dias assumi a DIREÇÃO REGIONAL da associação... as coisas andam rápido!).

Ah! Estive também na conferência setorial de design como delegado MINAS GERAIS em conjunto com a gestora do Centro Minas Design, Enil Brescia _ momento em que as políticas públicas para a profissão foram discutidas (março 2010). A culminação foi a inclusão do design como áreas prioritárias de investimentos do Ministério da Cultura.

Bem, esse post é um "até breve" para todos que tem acompanhado a trajetória do Estudio Breder, um pequeno-grande escritório que me possibilitou experimentar a certeza de que o mundo está de portas abertas para a inovação... e o design é a chave!

Para manter contato:
twitter: @marcosbreder

até!

Marcos Breder

_________________________________________________________ visitor maps of Estudio Breder : who is connected right now | mapa de visitantes, mostra quem está conectado ao nosso blog agora... de veras interessante!